É possível progredir rapidamente na costura?

“Somente no vocabulário de costureiras, o termo “padrão” é sinônimo de” modelo.

A idade média das costureiras é entre 30 e 50 anos, mas adeptos, cada vez mais jovens, são introduzidos no mundo da costura pela paixão.

Ao começar a aprender costura, queremos aprender rapidamente a costurar um vestido, fazer uma bolsa ou usar tecidos diferentes, como estampas de popeline, feltro ou bordados.

Mas como se tornar uma excelente costureira rapidamente? É possível? Quanto tempo é necessário?

Tal como acontece com qualquer aprendizagem, isso requer algum tempo e a melhor forma para você aprender e se tornar profissional é fazendo um curso, quando eu fiz o curso de corte e costura online eu aprendi coisas que nunca imaginaria que existisse nessa profissão, e realmente após eu fazer o curso eu aprendi rapidamente.

Antes de começar a fazer confecções mais complexas, pense que precisará de algumas semanas ou meses de aprendizado, dependendo do tempo que você dedicar à costura e de sua predisposição natural para o trabalho manual.

Neste artigo, mostraremos algumas dicas para acelerar o processo de aprendizagem.

Aprenda a costurar à mão

Embora na maioria das vezes seja a máquina que costura e a costureira (ou costureira) sirva apenas como guia, é essencial saber costurar à mão e principalmente saber fazer pontos regulares.

De fato, de vez em quando, é necessário costurar à mão e geralmente dar pontos que são vistos. Então é melhor fazê-las bem!

Para conseguir isso, não há segredo: você tem que praticar e fazer exercícios que podem parecer ingratos: você tem que praticar com as linhas!

Isso lembra as linhas que você copiou na escola para aprender a conjugação de um verbo? Pode parecer parecido, mas é claro, é um método que funciona.

Quando repetimos algo por um tempo, nós o assimilamos mais rápido.

Algumas páginas oferecem exercícios úteis para aprender a costurar bem.

Por exemplo, comece cortando um quadrado de 15 cm de lado seguindo os fios do tecido que você escolheu. Então, com uma régua e um giz ou lápis, desenhe linhas horizontais. Comece com um espaço de 1,5 cm da borda e separe as linhas deixando o mesmo espaço.

Agora pegue a linha, agulha e dedal para proteger o dedo de possíveis perfurações e vamos encadear as linhas:

  • Pontos retos de 2mm
  • Pontos de alinhavo de 10 mm na parte inferior e 2 mm na parte superior
  • Costura de 2 mm
  • pontos sobrepostos
  • 2 mm de costas, etc.

Não hesite em consultar diferentes páginas para praticar exercícios diferentes.

Na maioria das vezes, incorporar fotografias e explicações são geralmente claras e precisas.

Além disso, estas páginas oferecem explicações passo-a-passo para aqueles que estão entrando no mundo da costura agora.

Esta é uma maneira perfeita de progredir rapidamente e que complementa as aulas!

Costurar rapidamente: um projeto, uma competição

Tente aprender sempre. A cada novo projeto, integre algo novo em cada trabalho que você faz:

  • Use um adesivo térmico
  • Coloque um zíper
  • Costure uma saia com um ponto em ziguezague,
  • Faça um padrão
  • Costure um estojo de maquiagem,
  • Integrar um item costurado à mão,
  • Tricotando algumas flores em tecido …

Suas habilidades irão melhorar conforme você faz projetos.

Tenha objetivos em cada criação.

Anote-as em um caderno se precisar validar certas habilidades-chave que você deseja adquirir. É uma boa maneira de manter a motivação e ser capaz de ver de forma concreta a sua progressão e o que você deixou para aprender.

Integrar em uma comunidade de costura

Hoje aprender a costurar é mais fácil. Você sempre encontrará um livro de costura, um tutorial sobre costura no YouTube, um blog de costura ou um workshop perto de sua casa para ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

A comunidade de aderentes de costura está crescendo e a integração pode ser uma boa fonte de motivação para progredir mais rapidamente.

É muito mais divertido ter amigos que são apaixonados pelo mesmo que você! É uma ótima maneira de progredir mais rapidamente.

Você pode compartilhar suas dúvidas, medos, seus problemas, mas também seu entusiasmo e suas conquistas. É como quando você começa um esporte coletivo: a noção de equipe não é a mesma neste caso, mas finalmente o apoio de cada membro é o mais importante.

Não hesite em procurar grupos no Facebook para ver se há grupos de costura para ajudá-lo. Há também grupos de costura que mostra onde diferentes temas são propostos para trocar dicas:

  • Costura para homens;
  • ofertas e descontos;
  • amantes de tecidos;
  • maiores estudos de costura;
  • lingerie caseira;
  • costure seu próprio vestido de noiva;
  • boas ofertas de emprego no exterior …

Além da comunidade virtual, procure conhecer os entusiastas da costura em um café para fazer uma oficina de costura e trocar idéias, dúvidas e a paixão pela costura.

Trabalhar em equipe ajuda a desbloquear determinados problemas e a desenvolver novas ideias criativas para gerar suas próprias roupas exclusivas.